Abaixo você verá alguns botões que permitem que você baixe os arquivos usados em aula bem como tenham acesso à video-aulas feitas pelo professor ou indicadas por ele.
É extremamente importante que você busque realizar as tarefas que o professor te passa, mesmo as que não valem nota, uma vez que a isso te ajudará muito a aprender o conteúdo que o professor está passando.
Sabe qual a parte mais legal? Muitas tarefas que o professor irá te passar são tão divertidas que você irá se perguntar se aquilo é realmente uma atividade escolar. Então não perca tempo e clique no botão da aula para você ver o conteúdo.
⇓ INÍCIO PRIMEIRO TRIMESTRE ⇓
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Vamos ver como será nosso curso: toda semana, o professor irá divulgar o conteúdo da aula dele neste site, assim você deverá entrar neste site sempre antes de toda aula semanal, mas não se preocupe, pois será divertido.
Nesta primeira aula nós vamos nos conhecer e formar grupos.
Vamos trabalhar com Arduíno® e podemos utilizar um site para simular tal dispositivo eletrônico. Para enter como e saber um pouco mais sobre o Arduíno, baixe as notas de aula clicando aqui.
Como atividade para a próxima aula, você deverá entrar no tinkercad e criar um circuito qualquer não se preocupando em estar certo ou errado.
Para controlarmos o Arduíno, vamos usar um programa muito parecido com o Scratch.
Sempre que tivermos um material impresso, este será enviado para o site do Elite e também impresso e entregue para você na aula. O material do link acima será entregue para você na próxima aula.
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Baixe as notas de aula desta aula clicando aqui.
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Veja um vídeo simples com o Arduino funcionando.
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Baixe as notas de aula desta aula clicando aqui.
Veja um vídeo detalhando o funcionamento do programa.
Você pode acessar também a simulação, se quiser, CLICANDO AQUI.
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Baixe as notas de aula desta aula clicando aqui.
Veja uma simulação a seguir. Note que o LED RGB usado em aula tem pinos diferentes dos pinos do LED no tinkercad.
Vídeo mostrando o funcionamento do LED que você deve obter.
⇑ TÉRMINO PRIMEIRO TRIMESTRE ⇑
⇓ INÍCIO SEGUNDO TRIMESTRE ⇓
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Abaixo teremos uma parte na qual você pode estudar um pouco de programação. Toda aula o professor começará a pedir atividades que, apesar de não valer nota, será corrigida. Portanto, não deixe de fazê-las e entregar ao seu professor.
Baixe o pdf da aula no link abaixo.
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Abaixo teremos uma parte na qual você pode estudar um pouco de programação. Toda aula o professor começará a pedir atividades que, apesar de não valer nota, será corrigida. Portanto, não deixe de fazê-las e entregar ao seu professor.
Baixe o pdf da aula no link abaixo.
Um display de 7 segmentos é usado em diversos dispositivos para mostrar algum número, como tempo ou contagem de pontuação em algum jogo. Vamos usar dois displays destes para simular uma contagem regressiva.
Abaixo você vê uma imagem de um display destes. Dizemos que é de sete segmentos por termos sete LEDs, um para cada segmento, incluindo para o ponto, que pode ser usado como separador de milhar ou como vírgula.
Vamos utilizar um display do tipo catódico, isto significa que o ponto comum é conectado ao GND. Abaixo segue a lista de componentes para o experimento que começaremos hoje (continuaremos em aulas futuras).
Vamos conectar um dos displays nas portas digitais 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 com os segmentos, respectivamente, A, B, C, D, E, F e G.
No outro display, vamos conectar apenas as portas digitais 9 e 10 com os segmentos, respectivamente, A e B, pois o usaremos apenas para mostrar o dígito 1 quando for exibido o número 10.
Agora, é importante você se preparar, pois vamos mudar de nível montando um circuito bem mais complexo. Mas tranquilize-se, pois faremos isso bem lentamente. A sugestão aqui é sempre se atentar ao conteúdo do pdf, que pode ser baixado a seguir. Vamos começas somente com um display.
Veja o circuito funcionando abaixo:
Agora que você sabe que o Arduino pode ser programado através de uma linguagem chamada de C++, nós vamos então aprender um pouco mais sobre ela.
A linguagem C foi uma linguagem criada nos anos 70, enquanto a linguagem C++ é da década de 80 e, apesar de antigas, são muito importantes até hoje. Na atividade desta quinzena, vamos aprender alguns comandos importantes para programação sendo importante você saber que vamos começar pela linguagem C, mas não se preocupe, uma vez que quase tudo que aprendermos se aplica à linguagem C++.
Porque então não começamos pela linguagem C++? Digamos, de forma simplificada, que o C++ é mais completo e, por isso, um pouco mais complexo que o C, porém ao estudar C, você estará se preparando para aprender C++ e para programar o Arduíno. Que acha?
A seguir vamos vendo alguns comandos que poderão ser executados na janela incorporada aqui mesmo nesta página. Bora começar?
Já tivemos uma ideia do que é uma biblioteca: de forma simplificada, é um conjunto de funções que são disponibilizadas para nós utilizarmos em nosso programa e que, para ser usada, deve ser informada no início do programa.
Entende-se por entrada toda informação que "entra" no computador, seja pelo uso do teclado ou mouse. Entende-se como saída o que o computador irá mostrar na tela. Assim, se quisermos criar um programa que exige que o usuário informe algo ao computador ou que algo seja mostrado no computador para o usuário, devemos trabalhar com entrada e saída. Por esta razão iremos utilizar uma biblioteca chamada de <stdio.h>
. Para usar as funções desta biblioteca, você deverá escrever no início do seu programa:
#include <stdio.h>
O nome desta biblioteca vem da junção das palavras, em inglês, standard (padrão) input e output (entrada e saída). Já o ".h" no final, faz referência ao que chamamos de extensão do arquivo onde serão salvas as funções (por exemplo, temos extensões .pdf para arquivos texto, .jpg para imagens e muitas outras.
Assim como no Arduíno, que você tinha que criar duas funções, sendo uma o void setup()
e a outra o void loop()
, aqui você vai ter que criar uma função chamada int main()
, que significa principal. Lembre-se que no Arduino você tinha que configurar as portas antes de iniciar o loop, já aqui é só criar a função principal.
Como toda função retorna alguma coisa, sempre finalizamo toda função com o comando return
acrescido do que esta função retorna. Como a função principal não precisa retornada nada, costumamos colocar no fim da função o return 0
. Note que é um número o caractere ao lado do comando return
.
A estrutura base do nosso primeiro programa será assim:
#include <stdio.h>
int main(){
//comandos
return 0;
}
Ao colar o código no espaço abaixo (um espaço no qual você pode digitar - veja o vídeo a seguir que irá te ajudar), clique em "Run" para ver o resultado.
Tão importante quanto programar é descrever o que você está fazendo. Assim, nós podemos sempre fazer bom uso de comentários. Em C, ou C++, se você quiser escrever um comentário em um linha, é só colocar // e escrever seu comentário à direita
. O que estiver à direita e na mesma linha que o //
não será compilado pelo computador.
Se você quiser fazer comentários em mais de uma linha, você deve usar os símbolos /*
para iniciar o comentário e */
para finalizar o comentário. Assim, você pode escrever em mais de uma linha uma sequência de comentários como se segue:
#include <stdio.h>
/*se quiser colocar um comentário
que ocupa diversas linhas, então é
só fazer como neste exemplo*/
int main(){
//Aqui temos um comentário
//numa lina. E para continuar
//na linha seguinte, temos que
//colocar o // no começo da frase
return 0; //o comentário por
//ser colocado após um comando
}
Vamos aprender como escrever na tela do computador: para isso usaremos a função printf()
. Como exemplo, escreva:
printf("Olá coleguinhas da sala...");
dentro da função int main()
.
Vamos fazer um pequeno programa que envolva tomada de decisão. Veja isso no código abaixo.
// Online C compiler to run C program online
#include <stdio.h>
int main() {
// Write C code here
int n1=0;
int n2=0;
if(n1>n2){
printf("O primeiro numero e maior");
}
if(n1<n2){
printf("o segundo numero e maior");
}
if(n1==n2){
printf("os dois sao iguais");
}
return 0;
}
Abaixo, verifique o que você aprendeu no assunto acima, copiando o código acima e colando no espaço abaixo.
Agora é você quem vai programar: faça um programa, modificando o código acima, no qual o número n1 recebe o valor 10 e o número n2 receba 20. Seu programa deverá retornas:
E como enviar?
Depois de programado, copie o código e cole no espaço destinado para isso.
Se você ainda não viu o vídeo que o seu professor postou, veja, pois ele será muito importante para entender como realizar esta tarefa.
ATENÇÃO:
Data limite para entrega: 05/Mai/2022.
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Na aula de hoje, você irá começar a montar dois displays que deverão fazer uma contagem regressiva. Para aumentar o brilho dos LEDs, usaremos resistores de 330 ohms que será distribuído pelo seu professor
O arquivo em pdf é uma versão mais simplificada que você poderá fazer sem problemas, porém o brilho do seu display será tanto menor quanto maior for o número de LEDs ligados.
No vídeo abaixo eu mostro como montar o circuito passo a passo usando o tinkercad, usando os resistores.
Abaixo está o circuito que você deverá montar em sala de aula.
Além da atividade avaliativa, que valerá nota e que seu professor entregou na aula, você terá uma atividade para a próxima aula: programar o circuito com todas as funcionalidades. Basicamente, você terá que fazer um programa que mostra no display uma contagem regressiva de 99 até 0. No vídeo abaixo você pode ver como seu professor a fez.
Para montar o circuito você precisa logar, entrando em sua sala e inserindo seu nick name. Caso você não se lembre como fazer, veja no arquivo da nossa primeira aula do ano.Não se preocupe com o circuito, pois você pode copiar o circuito. Preocupe-se apenas com a programação.
No final, conseguindo fazer toda a programação, você pode deixar no tinkercad na sua sala que o professor irá olhar seu código. Caso queira enviar, pode usar o formulário no fim desta página. Note que isso será contabilizado como tarefa.
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Se não tiver com o arquivo impresso, baixe a nota de aula no botão abaixo.
Um LDR é um resistor cujo valor varia com a luminosidade: quanto mais iluminado menor será a resistência.
Vamos utilizar este resistor variável (LDR, do inglês Light Dependent Resistor) para que um LED ascenda quando a luminosidade ambiente estiver baixa.
Para isso você vai precisar de:
Um código possível pode ser encontrado no circuito abaixo:
Sobre o desafio, veja o funcionamento do sensor de luz usando quatro LEDs. Um código possível pode ser visto abaixo:
void setup() { Serial.begin(9600); pinMode(2, OUTPUT); pinMode(3, OUTPUT); pinMode(4, OUTPUT); pinMode(5, OUTPUT); } void loop() { Serial.println(analogRead(A0)); if(analogRead(A0)>=60){ digitalWrite(2, HIGH); digitalWrite(3, HIGH); digitalWrite(4, HIGH); digitalWrite(5, HIGH); digitalWrite(6, LOW); } else if(analogRead(A0)<60 && analogRead(A0)>=40){ digitalWrite(2, HIGH); digitalWrite(3, HIGH); digitalWrite(4, HIGH); digitalWrite(5, LOW); } else if(analogRead(A0)<40 && analogRead(A0)>=20){ digitalWrite(2, HIGH); digitalWrite(3, HIGH); digitalWrite(4, LOW); digitalWrite(5, LOW); } else if(analogRead(A0)<20 && analogRead(A0)>=10){ digitalWrite(2, HIGH); digitalWrite(3, LOW); digitalWrite(4, LOW); digitalWrite(5, LOW); } else{ digitalWrite(2, LOW); digitalWrite(3, LOW); digitalWrite(4, LOW); digitalWrite(5, LOW); } }
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Na aula passada você conseguiu acionar o LED usando o LDR. Que tal fazermos isso novamente?
A diferença é que agora vamos trabalhar em português... Isso mesmo: veja no vídeo abaixo como instalar a biblioteca Brasilino, mas se você já fez isso, pode pular para o circuito, que corresponde ao vídeo 2.
Você pode consultar o material da aula passada caso tenha alguma dúvida.
Dica: veja os vídeos em velocidade 2 para conseguir vê-los na aula.
Uma vez instalada a biblioteca, vamos montar o circuito. O vídeo a seguir mostra como fazer isso na sua plataforma Arduíno. Logo abaixo, você também pode ver o circuito montado no tinkercad.
Bora programar.
O vídeo a seguir mostra o seu professor desenvolvendo o programa. Note que ele procurou por ajuda na web, encontrando esta referência no GitHub.
Logo abaixo do vídeo, o seu professor compartilhou o código que ele desenvolveu.
Dica: veja os vídeos em velocidade 2 para conseguir vê-los na aula.
Confira o código abaixo:
#include <Brasilino.h> inteiro LED = 2; inteiro LDR = A0; inteiro valorLDR = 0; funcao configurar() { saida(LED); iniciarSerial(); } funcao repetir() { valorLDR = lerAnalogico(LDR); escreverSerialn(valorLDR); esperar(1); se(valorLDR < 900){ desligar(LED); } senao{ ligar(LED); } }
E aí, gostou desta forma nova de programar?
Desafio: se você concluiu a tarefa anterior, peça ao professor um servo motor. Tente vincular a rotação do motor com a luminosidade ambiente.
Não conseguiu? Não se preocupe, pois é isso que faremos em aulas futuras.
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Hoje nós vamos medir a velocidade do ultrassom, que é a igual à velocidade do som. Siga as instruções das notas de aula fornecida pelo seu professor ou baixe o pdf clicando na imagem abaixo.
O programa usado em aula segue abaixo:
int echo = 2, trigger = 3; long tempo; void setup() { pinMode(echo, INPUT); pinMode(trigger, OUTPUT); Serial.begin(9600); } void loop() { //enviando o pulso TTL //vamos forçar o desligamento do trigger digitalWrite(trigger, LOW); //aqui usamos uma nova função para esperar microssegundos delayMicroseconds(2); //inicialndo o pulso TTL digitalWrite(trigger, HIGH); //aguardando 10 milissegundos delayMicroseconds(10); //finalizando o pulso TTL digitalWrite(trigger, LOW); //nova função: para medir o pulso //TTL enviada pelo módulo tempo = pulseIn(echo,HIGH); //Note que temos que informar a porta //e se o sinal lido é alto ou baixo //vamos exibir isso no serial monitor Serial.print("O tempo de medida do eco é de "); Serial.print(tempo); Serial.println(" microssegundos"); //pulando linhas e esperando //1 segundo para fazer outra medida Serial.println(); delay(1000);//espera um segundo }
Verifique se você fez as contas corretamente inserindo a distância, em cm, e o tempo, em microssegundos, nos espaços abaixo.
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Hoje nós vamos acionar um LED e desligar outro se um laser, que ilumina um LDR, for interrompido. Siga as instruções das notas de aula fornecida pelo seu professor ou baixe o pdf clicando na imagem abaixo.
O programa usado em aula segue abaixo:
int LDR = A0; int vermelho = 2, verde = 3; void setup() { Serial.begin(9600); pinMode(vermelho, OUTPUT); pinMode(verde, OUTPUT); } void loop() { Serial.println(analogRead(LDR)); delay(500); if(analogRead(LDR) > 878){ digitalWrite(vermelho, HIGH); digitalWrite(verde, LOW); } else{ digitalWrite(vermelho, LOW); digitalWrite(verde, HIGH); } }
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Hoje vamos aprender a enviar uma nota musical para um dispositivo chamado de piezo (abreviação de uma propriedade elétrica chamada piezeletricidade).
Você pode acessar o pdf abaixo ou usar o arquivo impresso que o professor te passou..
⇑ TÉRMINO SEGUNDO TRIMESTRE ⇑
⇓ INÍCIO TERCEIRO TRIMESTRE ⇓
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17 de Agosto de 2022
Na aula de hoje vamos montar um mini piano que toca sete notas. No futuro, trocaremos os botões pelos lasers e LDRs.
Para isso, você precisa:
Baixe a nota de aula no botão abaixo:
Veja uma simulação abaixo.
Caso a simulação não carregue, acesse a simulação do mini piano aqui.
Confira o resultado do circuito do seu professor:
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A partir da aula de hoje, o professor irá usar outro site para compartilhar os circuitos.
Acesse o site com dados da aula de hoje clicando aqui.
Neste outro site, um blog, espero que o conteúdo fique mais organizado e você possa interagir mais com o professor tirando suas dúvidas por lá.
O professor quer saber o que você achou, então compartilhe sua impressão com ele após a aula.
Se você faltou, perdeu ou não recebeu a atividade para esta aula você pode baixar a atividade 1 do terceiro trimestre e você pode responder em uma folha separado (não precisa imprimir esta folha). Só não se esqueça que deve ser entregue até a próxima aula: 22/09/2022.
Se precisar de ajuda para esta atividade, você pode ver o vídeo a seguir.
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Você deve saber que na próxima quinta feira, dia 29, teremos nossa feira de ciências. Com isso, a aula de hoje será voltada para desenvolver circuitos para serem apresentados na feira de ciências.
Assim, você terá três opções:
Importante: na exibição, o Arduino não ficará ligado à um computador, portanto não será possível usarmos o monitor serial para mostrar alguma informação. Portanto, seus projetos não poderão exibir números, mas poderão emitir sons, girar motores ou acenderem LEDs.
Por exemplo, podemos usar o sensor ultrassônico para medir a distância até um obstáculo e emitir um sinal sonoro, como ocorre com os sensores de ré que encontramos em grande partes dos veículos hoje em dia.
Se você faltou, perdeu ou não recebeu a atividade para esta aula você pode baixar a atividade 2 do terceiro trimestre e você pode responder em uma folha separado (não precisa imprimir esta folha). Só não se esqueça que deve ser entregue até a próxima aula: 06/10/2022.
Acesse a postagem sobre o semáforo para compreender melhor o circuito e então responder o que se pede na atividade. Lembre-se que você pode pedir ajuda ao seu professor a qualquer momento, seja no blog, Discord, e-mail, whatsapp ou pessoalmente, quanto encontrar o professor na escola.
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Baixe o material para esta aula.
Para copiar o código final, entre no GitHub e copie o código da aula.
Se você faltou, perdeu ou não recebeu a atividade para esta aula você pode baixar a atividade 3 do terceiro trimestre e você pode responder em uma folha separado (não precisa imprimir esta folha). Só não se esqueça que deve ser entregue até a próxima aula: 20/10/2022.
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Baixe o material para esta aula.
Para copiar o código final, entre no GitHub e copie o código da aula.
A atividade 4 irá ficar para a próxima semana, uma vez que em uma das turmas teremos prova no lugar de aula.
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Para o próximo circuito, você irá utilizar o sensor de umidade e temperatura chamado DHT11. Para isso, monte o circuito a seguir:
Para copiar o código, entre no GitHub e copie o código da aula.
Se der algum erro relativo à biblioteca dht.h, baixe a biblioteca clicando aqui e depois siga as imagens abaixo.
Vá em Sketch -> Incluir Biblioteca -> Adicionar biblioteca .ZIP
Procure a pasta onde se encontra o arquivo baixado. Provavelmente é a pasta de Downloads.
Encontre o arquivo DHT.zip que você baixou e pronto.
Agora é rodar o código e pronto.
Se você faltou, perdeu ou não recebeu a atividade para esta aula você pode baixar a atividade 4 do terceiro trimestre e você pode responder em uma folha separado (não precisa imprimir esta folha). Estregue-a o quanto antes, uma vez que o ano está acabando.
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O Código Morse é uma forma criada por Samuel Morse em 1835 e foi amplamente utilizada como um método de comunicação a distância usando eletricidade. O telefone só fio criado em 1876 por Alexander Graham Bell e o rádio só chegou ao Brasil em 1922.
Basicamente, o Código Morse é uma forma de representar caracteres, como números e letras, usando sinais longos e sinais curtos. Estes sinais podem ser sonoros, luminosos, elétricos ou qualquer outra maneira que se possa controlar a duração dos sinais e entre eles.
Abaixo você confere a tabela com o alfabeto e os números de 0 até 9 e a representação de cada um em Código Morse.
Começando pelo circuito, você vai precisar de:
Não se esqueça que a perna do LED com maior comprimento se liga no positivo e a menor no GND. Portanto, você pode fazer a seguinte ligação: porta digital 2 do Arduíno -> perna comprida do LED -> perna curta do LED -> resistor -> GND do Arduíno.
Observe a figura a seguir, mostrando as ligações que você deverá fazer.
Neste link você pode copiar o programa do codificador para Código Morse.
Não se esqueça de ir em "Gerenciador de dispositivos" para ver em qual porta o Arduíno está conectado. Depois, selecione esta mesma porta antes de enviar o programa.
Uma vez enviado o programa, abra o "Monitor Serial" do Arduíno, conforme apresentado na figura abaixo.
Em seguida, no monitor serial, escreva qualquer coisa (qualquer frase) que contenha apenas o alfabeto e os números de 0 até 9 e tecle Enter. Pronto! O Arduíno irá converter o texto digitado em Código Morse.
Para mais detalhes, veja uma postagem feita pelo seu professor sobre este nosso programa.
Boas férias, boas festas e que aproveite esse fim de ano da melhor forma possível se reunindo com amigos e parentes. Que seja um fim de ano cheio de afeto e alegria.
Nos vemos no próximo ano.
⇑ TÉRMINO TERCEIRO TRIMESTRE ⇑