Abaixo você verá alguns botões que permitem que você baixe os arquivos usados em aula bem como tenham acesso à video-aulas feitas pelo professor ou indicadas por ele.
É extremamente importante que você busque realizar as tarefas que o professor te passa, mesmo as que não valem nota, uma vez que a isso te ajudará muito a aprender o conteúdo que o professor está passando.
Sabe qual a parte mais legal? Muitas tarefas que o professor irá te passar são tão divertidas que você irá se perguntar se aquilo é realmente uma atividade escolar. Então não perca tempo e clique no botão da aula para você ver o conteúdo.
⇓ INÍCIO PRIMEIRO TRIMESTRE ⇓
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Vamos ver como será nosso curso: toda semana, o professor irá divulgar o conteúdo da aula dele neste site, assim você deverá entrar neste site sempre antes de toda aula semanal, mas não se preocupe, pois será divertido.
Nesta primeira aula nós vamos nos conhecer e formar grupos.
Vamos utilizar um programa para controlar o kit lego chamado de EV3 Classroom com versão para diversos sistemas.
Como atividade para a próxima aula, procure na internet por a hora do código e Scratch.
Para controlarmos o kit lego vamos usar um programa muito parecido com o Scratch.
Sempre que tivermos um material impresso, este será enviado para o site do Elite e também impresso e entregue para você na aula.
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Baixe as notas de aula desta aula clicando aqui.
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Baixe as notas de aula desta aula clicando aqui.
Note que usaremos o programa EV3 Classroom para montarmos o nosso robô. No arquivo acima há um QR-code para que você possa acessar as imagens do nosso projeto pelo seu celular.
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Baixe as notas de aula da aula passada, caso julgue necessário, clicando aqui.
Note que usaremos o programa EV3 Classroom para montarmos o nosso robô. No arquivo acima há um QR-code para que você possa acessar as imagens do nosso projeto pelo seu celular.
Você consegue acessar as imagens desse nosso primeiro projeto CLICANDO AQUI.
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Vamos continuar com o bobô que iniciamos na última aula. Agora chegou a hora de programar: tente fazer o robô andar uma distância exata, virar para a direita ou esquerda de exatos 90° e girar de 180°. É com você!!!
Baixe as notas de aula da aula passada, caso julgue necessário, clicando aqui.
Note que usaremos o programa EV3 Classroom para montarmos o nosso robô. No arquivo acima há um QR-code para que você possa acessar as imagens do nosso projeto pelo seu celular.
Você consegue acessar as imagens desse nosso primeiro projeto CLICANDO AQUI.
⇑ TÉRMINO PRIMEIRO TRIMESTRE ⇑
⇓ INÍCIO SEGUNDO TRIMESTRE ⇓
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Na aula de hoje vamos começar a usar o sensor ultrassônico, conforme o professor te orientará.
Primeiramente, entre no programa Classroom.
Depois, entre em "planos de unidades" conforme a figura abaixo.
Depois, clique em "treinador de robô".
Por fim, clique em "objetor e obstáculos".
Bom treino para seu robô. :)
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Hoje você irá colocar um motor no seu bloco. O objetivo desta aula é que você consiga fazer o robô se aproximar de um obstáculo e, quando estiver perto o suficiente, as hastes que você irá montar deverá baixar e pegar o cuboide. Dando uma ré, você deverá ser capaz de carregar o cuboide para trás.
Primeiramente, entre no programa Classroom.
Depois, entre em "planos de unidades" conforme a figura abaixo.
Depois, clique em "treinador de robô".
Por fim, clique em "objetor e obstáculos".
Já ouviu falar da OBR? A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição nacional onde você pode competir presencialmente ou usando um simulador ou ainda gravando o resultado que você obteve. Que acha de aceitar este desafio?
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Hoje você vai adicionar o sensor de cores no seu bloco e deverá analisar como ele funciona. Não se preocupe se ainda não terminou os módulos anteriores, pois ainda teremos esta e mais duas aulas para finalizar o bloco.
Primeiramente, entre no programa Classroom.
Depois, entre em "planos de unidades" conforme a figura abaixo.
Depois, clique em "treinador de robô".
Por fim, clique em "cores e linhas".
Quando concluir, tente fazer o seu robô reconhecer cores usando materiais que você encontra ao seu redor.
Na próxima aula, você irá adicionar o giroscópio e seu robô estará pronto para seguir linhas com precisão e depois disso é só partir para a programação.
Arquivo salvo da aula anterior: dia 05/maio/2022.
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Neste dia, não tivemos aula pois vocês tiveram provas.
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Hoje você poderá adicionar o giroscópio, mas nosso foco principal é trabalhar com o seguidor de linha. Basicamente, você vai tentar criar um programa que faça seu robô seguir uma linha que forma uma figura fechada na mesa.
Primeiramente, entre no programa Classroom.
Siga o vídeo a seguir para montar seu primeiro robô seguidor de linha.
A figura a seguir apresenta o código que o professor fez no vídeo acima.
Seu desafio é tentar melhorar o programa. Discuta com seu colega para ver se consegue fazer melhorar o programa fazendo-o ir cada vez mais rápido no circuito.
Você pode tentar usar o giroscópio, colocar o sensor de luz e cor em outro lugar, melhorar a programação etc. É com você.
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Isso mesmo que você leu: você vai escolher o que quer que seu robô faça e o professor está aqui apenas para te ajudar.
Portanto, entre no programa Classroom e comece a programar.
Dica: use um comando de cada vez, pois assim você poderá ver o que acontece com cada mudança que decide fazer. Aprender por exploração é fundamental, pois assim você aprenderá a aprender, isso mesmo, você vai descobrir que você consegue descobrir tudo o que quiser com uma busca simples na rede.
A única coisa que você terá que fazer é escolher um grupo, uma vez que a partir do próximo trimestre, você terá trabalho em grupo para entregar.
Ah, e a melhor qualidade que você pode ter para aprender algo novo é a curiosidade.
⇑ TÉRMINO SEGUNDO TRIMESTRE ⇑
⇓ INÍCIO TERCEIRO TRIMESTRE ⇓
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Isso mesmo que você leu: você vai escolher o que quer que seu robô faça e o professor está aqui apenas para te ajudar.
Portanto, entre no programa Classroom e comece a programar.
Dica: use um comando de cada vez, pois assim você poderá ver o que acontece com cada mudança que decide fazer. Aprender por exploração é fundamental, pois assim você aprenderá a aprender, isso mesmo, você vai descobrir que você consegue descobrir tudo o que quiser com uma busca simples na rede.
A única coisa que você terá que fazer é escolher um grupo, uma vez que a partir do próximo trimestre, você terá trabalho em grupo para entregar.
Ah, e a melhor qualidade que você pode ter para aprender algo novo é a curiosidade.
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Hoje, com seu robô pronto, montado ao longo deste ano, vamos começar nossos testes.
Mas se você ainda não conseguiu programar seu robô, não se preocupe, pois você pode baixar um programa feito por seu professor.
Mas atenção: você precisa calibrar seu sensor, pois o chão onde vamos realizar a competição é escuro.
Além disso, é importante fazer as seguintes conexões (ignore outros sensores ou motores, caso tenha em seu robô).
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Temos uma novidade: fitas coloridas no chão.
Temos as opções de preto, azul e branco. A fica verde é reconhecida como azul também.
Temos outra novidade: vocês poderão apresentar seu robô na feira de ciências.
Mas se você ainda não conseguiu programar seu robô, não se preocupe, pois você pode baixar outro programa seguidor de linha feito por seu professor.
Se preferir, baixe o programa que o professor disponibilizou na aula anterior. Só não se esqueça que você precisa calibrar seu sensor.
Além disso, é importante fazer as seguintes conexões (ignore outros sensores ou motores, caso tenha em seu robô) para que o programa do seu professor funcione adequadamente:
A atividade desta aula é simples: você vai enviar um programa feito no Scratch salvando-o em um pen drive disponível na inspetoria.
Como fazer o envio, você precisa:
Veja o vídeo a seguir para entender como fazer o envio da atividade.
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Adicione um sensor ultrassom no seu robô: ele servirá para detectar obstáculos e então desviar deles. Para isso, abra o programa EV3, vá em Planos de Unidades -> Treinador de robô -> Objetos e obstáculos para poder colocar o sensor ultrassom.
Ainda temos como objetivos fazer o robô seguir a linha.
Fique a vontade para pesquisar como fazer isso.
Faça um programa no Scratch que contenha uma animação e um diálogo.
Como sempre, o prazo é até a próxima aula, dia 20/10/2022.
Assista o vídeo a seguir para mais detalhes:
Quer ver um exemplo que o professor fez? Dê uma olhada abaixo.
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Adicione um sensor giroscópio no seu robô: ele servirá para você saber como desviar de obstáculos à sua frente.
Se quiser acompanhar o passo a passo com material colorido, baixe as notas de aulas da aula 16.
Você também pode ver como deve ficar seu projeto vendo o short a seguir.
Faça um programa no Scratch que faça um quadrado na tela.
Como sempre, o prazo é até a próxima aula, dia 03/11/2022.
Assista o vídeo a seguir para mais detalhes:
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Então, não teremos aula.
Não entregou alguma atividade? Corra que ainda da tempo: veja as atividades acima, nas aulas 14 e 15. Faça as atividades e as entregue o mais rápido possível.
As notas deverão ser inseridas no SisQ em breve. Se estiver devendo alguma atividade, tente fazê-la o quanto antes.
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Como esta é a nossa última aula, você pode programar o seu robô de uma maneira mais livre.
Não teremos atividades para hoje, mas se você não entregou alguma, corra que você pode enviar até amanhã.
Boas férias, boas festas e que aproveite esse fim de ano da melhor forma possível se reunindo com amigos e parentes. Que seja um fim de ano cheio de afeto e alegria.
Nos vemos no próximo ano.
⇑ TÉRMINO TERCEIRO TRIMESTRE ⇑